As peças auto de desgaste são as que exigem maior atenção no momento da revisão. Entre estes componentes encontram-se as pastilhas de travão, fundamentais para garantir um veículo seguro, bem como a integridade dos passageiros.

Os travões fazem parte dos sistemas de segurança ativa, tal como pneus, suspensão, espelhos e direção, pois têm o objetivo de evitar acidentes.

Pastilhas de travão: O que são?

As pastilhas ou calços situam-se nas pinças de travão, nos sistemas de travagem de disco. Estas peças auto, seguras na suspensão do veículo e facilmente visíveis através das jantes, são responsáveis por causar a fricção necessária para fazer abrandar o automóvel.

Cada pinça é composta, geralmente, por duas pastilhas: uma na parte interna e outra na parte externa do disco. No momento em que o pedal do travão é acionado, estas contraem-se contra o disco, fazendo o automóvel perder velocidade.

Nos carros comuns, os valores destas peças auto e o custo da sua substituição não costumam ser muito elevados. Os preços variam de acordo com a qualidade do sistema de travagem de cada veículo. Saiba que deve preferir sempre os calços recomendados pelo fabricante.

Quando mudar as pastilhas de travão?

A mudança dos calços de travão não tem um timing específico. Dessa forma, é apenas recomendado que sejam verificados a cada 10 mil quilómetros. No entanto, existem variáveis que influenciam o desgaste destas peças auto e a consequente manutenção:

Estilo de condução – Se é mais agressiva ou mais suave;

Tipo de condução – Se é citadina ou maioritariamente em estrada.

Desse modo, o ideal é estar atento aos sinais que indicam que as pastilhas estão gastas. Não se esqueça que é a sua segurança, dos passageiros e dos outros condutores que está em causa!

4 Cuidados a ter para garantir uma boa manutenção

Conhecer o estado das pastilhas de travão não é fácil para o condutor comum. O importante é estar atento a determinados sintomas. Acima de tudo, no momento da revisão do automóvel, certifique-se de que a sua oficina auto avalia o estado dos calços.

Saiba que cuidados adotar para perceber quando deve trocar este tipo de peças auto:

Esteja atento ao painel de instrumentos. Quando as pastilhas de travão estão próximas do fim, há uma luz amarela que se acende no painel. Tem um símbolo redondo com dois tracejados de lado;

– Tome atenção ao pedal do travão. Vibrações no pedal (quando acionado) ou uma eficácia reduzida no abrandamento podem ser sinais de pastilhas gastas;

– Atente a possíveis ruídos na travagem. Ruídos metálicos (na linguagem comum “travar no ferro”) sugerem que os calços já se encontram num estado de avançado desgaste. Além de uma baixa eficácia na travagem, tal danifica os discos de travão, sendo também necessário substituir estas peças auto;

– Observe a trajetória no momento da travagem. Desvios na trajetória quando trava podem indicar que este acessório está gasto. Associados a este sintoma estão, às vezes, outros problemas no sistema de travagem. Os mesmos fazem com que as rodas travem de forma desequilibrada.

4 Dicas para reduzir o desgaste destas peças auto

Uma condução defensiva e cuidada, para além de ser mais segura, diminui o desgaste geral das diferentes peças auto do veículo. Conheça agora 4 dicas para poupar os travões do seu automóvel.

1. Evite conduzir a velocidades elevadas. Ao travar, exigirá mais dos travões, acentuando o seu desgaste;

2. Aprenda a calcular possíveis paragens. Se sabe que vai ter de parar o carro uns metros à frente, vá reduzindo a velocidade gradualmente para não ter de usar o travão bruscamente. Este hábito ajuda, sobretudo, na poupança de combustível;

3. Use a caixa de velocidades. Travar com a ajuda do motor auxilia no abrandamento do veículo. Consequentemente, evita um maior desgaste dos componentes do sistema de travagem;

4. Reduza o peso dentro do veículo. Evite andar com peso desnecessário na mala do carro. Dessa forma está a aumentar a eficácia da travagem e a evitar o consumo dos calços.

Sempre que tiver dúvidas relacionadas com o seu carro, dirija-se a uma oficina auto. Não se esqueça, acima de tudo, que uma manutenção cuidada é fundamental para garantir o bom estado do automóvel.

Fonte: www.espogama.pt