Aquaplanagem o que é, o que fazer e como prevenir

Já conduziu durante uma chuva torrencial e sentiu as suas rodas a deslizarem pela estrada, mesmo que por um segundo? Ou quiçá, já terá conduzido numa grande poça um pouco rápido demais e sentiu as rodas traseiras balançarem de um lado para o outro?

Se sentiu uma dessas impressões enquanto estava na estrada, é provável que o seu veículo estivesse em aquaplanagem.

Saiba como funciona a aquaplanagem, como evitá-la e como lidar com o seu veículo para evitar uma colisão.

O QUE É AQUAPLANAGEM

A aquaplanagem trata-se de um conceito relativamente simples.

Ocorre quando uma camada de água se forma entre a superfície dos pneus do seu veículo e a superfície da estrada, interrompendo o contacto dos pneus com a estrada. Quando um veículo começa a aquaplanar, os seus pneus perdem o contacto com a estrada e o veículo para de responder aos comandos de controlo, nomeadamente como o travar.

Para além de ajudar o seu veículo a aderir à estrada nas curvas, as ranhuras dos pneus do seu veículo foram concebidas para dissipar a água que está na estrada. Se o volume de água na estrada for maior do que o volume da banda de rodagem dos pneus, haverá um excesso de água que não poderá ser dissipado e o veículo poderá começar a fazer aquaplanagem.

O QUE CAUSA A AQUAPLANAGEM

A aquaplanagem pode ser causada por chuvas fortes que se acumulam na superfície de uma estrada ou por poças de água onde há buracos ou sulcos na estrada. A água precisa ter pelo menos 2,5 mm de profundidade.

Além disso, a aquaplanagem pode ser agravada por dois outros fatores – a condição dos pneus de um veículo e a velocidade com que o veículo se desloca.

Diz-se que pneus de boa qualidade podem limpar o equivalente a um balde de água da estrada a cada sete segundos – o que significa que os pneus em ótimas condições podem lidar com uma boa quantidade de água ao conduzir em piso molhado.

Por outro lado, os pneus com banda de rodagem baixa terão dificuldade para limpar o máximo de água e podem, em condições inadequadas, piorar o problema e permitir que a camada de água se acumule sob os pneus.

COMO SABER SE O SEU VEÍCULO ESTÁ EM AQUAPLANAGEM

 Ao conduzir numa estrada molhada, pode acontecer o seguinte: 

– Ouvir que o motor fica de repente com um som mais alto, como se tivesse carregado na embraiagem enquanto conduzia em alta velocidade, fazendo com que as rotações do motor aumentassem;

– Sentir a direção ficar ‘leve’;

– A traseira do veículo balançar de um lado para o outro – também conhecido como ‘cauda de peixe’.

COMO CONTROLAR UM VEÍCULO QUE ESTÁ EM AQUAPLANAGEM

Se seu veículo começar a aquaplanar, não entre em pânico – siga estas dicas para ajudar a controlar o veículo que está em aquaplanagem: 

– Não trave repentinamente;

– Desacelere lentamente;

– Segure o volante e não vir repentinamente;

– Desligue o modo de cruise control se estiver ativado,

Quando o veículo começa a ganhar controlo, pode começar a travar para diminuir a velocidade;

Depois de perceber que o seu veículo começou a aquaplanar, é importante manter a calma. Se tentar fazer algo drástico – pisar no travão com força ou virar o volante repentinamente – pode fazer o seu veículo derrapar ou colidir;

Em vez disso, é importante manter o volante reto e gradualmente tirar o pé do acelerador. Ao diminuir a velocidade, deverá sentir as rodas ganhando tração e você terá o controlo novamente. Neste ponto, é seguro fazer movimentos lentos e constantes do volante e usar os travões de forma suave;

– Se o seu veículo tiver um modo cruise control, será uma boa ideia desligá-lo ao conduzir em piso molhado. Se o seu veículo estiver em aquaplanagem e este estiver ligado, deve desligá-lo assim que perceber os problemas acima mencionados (isso deve ser feito com o botão e não com os travões para evitar problemas)

COMO EVITAR A AQUAPLANAGEM

Há uma série de factos que os condutores poderão efetuar para evitar a aquaplanagem, tanto em termos de técnica de direção como de manutenção do seu veículo, os principais pontos incluem: 

– Verificar o estado dos pneus;

Não conduzir muito depressa;

Evitar ações repentinas;

Estar preparado para evitar a aquaplanagem.

ALGUMAS DICAS PARA AJUDAR A EVITAR A AQUAPLANAGEM

Para além do que já foi exposto acima, ficam aqui algumas dicas úteis para que possa realizar os respetivos preparativos para assim poder evitar a aquaplanagem.

Compreender as condições meteorológicas
Verifique sempre as condições meteorológicas antes de conduzir, prestando especial atenção às condições que possa encontrar no decorrer do caminho ao realizar uma viagem de longa distância.

Ter em atenção à sua velocidade
Os seus pneus terão menos hipótese de aderir à estrada se estiver a conduzir a uma maior velocidade.

Não conduzir muito depressa
Não há um ‘limite de velocidade de aquaplanagem’ específico que você possa manter de forma a evitar isso, mas admite-se que um veículo que se mova a cerca de 48 km em uma ou duas polegadas de água será capaz de manter a tração suficiente para evitar a aquaplanagem, enquanto outro que se mova a 80 km sob as mesmas condições terá muito menos probabilidade de manter o controlo.
Lembre-se igualmente de que as distâncias de travagem podem duplicar em condições de chuva, por isso é importante não conduzir muito depressa, como manter igualmente uma maior distância do veículo da frente.

Manter os seus pneus sempre em boas condições
Os pneus em más condições podem contribuir para a aquaplanagem.
Como resultado, é importante verificar regularmente os pneus para se certificar de que estão em boas condições e com a pressão adequada.

A profundidade mínima do pneu é de 1,6 mm, mas não será ideal deixá-los atingirem essa profundidade, especialmente ao conduzir em piso molhado.

Fonte: https://club.auto-doc.pt/